Blog da Inovação
Assine nossa Newsletter
Selecione para filtrar

Tipos

Categorias

A transformação da qualidade assistencial na saúde exige o rompimento com velhos paradigmas

14 Mar

O crescente aumento dos custos nos sistemas de saúde no mundo todo, sem que em contrapartida haja uma efetiva entrega de melhor qualidade e valor aos seus usuários, tem colocado em xeque modelos assistenciais que operam cada vez mais nos limites de sua sustentabilidade.

O cenário atual faz questionar não somente a eficácia e impacto dos modelos de remuneração de profissionais e prestadores de serviços de saúde sobre a qualidade dos serviços entregues à população, como também a legitimidade de processos que se desdobram à margem de um sistema de monitoramento e avaliação, em que a responsabilização por desfechos clínicos melhores caminha distante das melhores práticas e de parâmetros consensuais de excelência.

Nesse contexto, surge a 2iM Inteligência Médica S/A. Startup curitibana que sintetizou uma metodologia de avaliação da qualidade assistencial na saúde, baseada em evidências e fundamentada em preceitos amplamente difundidos e aceitos pela comunidade de saúde internacional.

 

Portfólio e Entrada do Fundo Primatec

O GPS.2iM©, ferramenta para Gestão da Performance em Saúde desenvolvida pela 2iM, é um software que compila dados de vários sistemas e os ajusta em conformidade com as dimensões de qualidade em saúde mundialmente reconhecidas. Esses dados geram indicadores que são parametrizados com benchmarks de excelência, resultando assim em uma visão multidimensional da atuação assistencial da organização de saúde, melhorando a gestão de profissionais, riscos e custos, culminando na prestação de serviços alinhados com o conceito de centralidade do paciente, onde sua experiência e satisfação são os condutores dos processos assistenciais.

A 2iM já é uma empresa bem posicionada no segmento hospitalar. Atende hoje perto de 30% dos hospitais da ANAHP, entidade que congrega os principais e maiores hospitais da Brasil, além de diversos projetos com operadoras de planos de saúde e o SUS. O recente aporte de investimento do fundo Primatec, que apoia exclusivamente companhias oriundas de incubadoras e parques tecnológicos, possibilitará à empresa não somente alavancar resultados nesse nicho, como também desenvolver e implementar soluções mais escaláveis junto à realidade majoritária de instituições de médio e pequeno porte no País.

Com a aquisição de participação minoritária na 2iM, o fundo Primatec viabilizou recursos que serão estrategicamente orientados à consolidação da empresa em termos de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, de sofisticação e adequações mercadológicas às soluções já existentes e também para a criação de canais de distribuição e implementação mais efetivos.

Entre as novas soluções da empresa, já em andamento, vale destacar o lançamento do GPS.Lite, previsto para o início de abril. Ele será uma opção mais compacta e econômica em relação ao GPS.2iM Full, oferecendo monitoramento e avaliação de médicos do corpo clínico de um hospital a partir de um mix essencial de indicadores. A configuração do novo software é ideal para hospitais de menor complexidade e volume, possui uma implementação mais ágil, realizada até mesmo de forma remota, podendo ser adquirido diretamente on-line.

No escopo dos novos projetos, a 2iM desenvolveu o 2iM.Estrutura, ferramenta que possibilitará às operadoras de planos de saúde avaliarem os prestadores de sua rede atendendo às Resoluções Normativas 405, 363 e 277 da ANS, assim como a Lei 13.003. Seu objetivo é favorecer maior transparência nas contratualizações e remunerações, encampando por fim a avaliação de qualidade sob o aspecto estrutural das instituições. O formato de entrega do software é em modelo SAAS, onde o avaliador qualificado lança mão da ferramenta em ambiente on-line, mediante assinatura recorrente.

 

Desenvolvimento Comercial

Outra importante realização recente da empresa foi o primeiro Programa de Certificação Nível I GPS.2iM©, realizado ao fim de janeiro e que habilitou os primeiros Consultores para atuar em Canais de Distribuição da ferramenta. No treinamento, além da formação na metodologia e no entendimento do modelo comercial, os consultores foram treinados também para o atingimento do sucesso do cliente na assimilação do método e na implementação da ferramenta. A partir dessa primeira edição, a 2iM conta agora com Canais de Distribuição contratualizados e já efetivos para os seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.

Outras parcerias que ampliem também o alcance dos produtos 2iM vêm sendo consolidadas. Com a MV, por exemplo, empresa líder em softwares para gestão em saúde, o acordo favorece a implantação do modelo GPS.2iM© em menos de 30 dias, em função da integração automática e da utilização de um scorecard padrão de indicadores de desempenho. À instituição cabe apenas a definição das ponderações e critérios de benchmark.

 

Outras Iniciativas da 2iM

O CEO da empresa, César Abicalaffe, juntamente com o Gestor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Cesar Miggiolaro, estiveram recentemente em reunião/treinamento com a 3M Health Information System nos EUA. O objetivo da imersão foi para conhecimento de todas as tecnologias que a 3M tem disponibilizado no mundo e, principalmente, para o aprofundamento da integração da ferramenta de codificação dos APRDRG (esquema de classificação de pacientes que relaciona os tipos clínicos dos mesmos e os custos a serem incorridos por hospitais) da 3M com o GPS.2iM©, a fim de que os ajustes de risco sejam cada vez mais precisos nos processos avaliativos e de que haja enriquecimento dos dados clínicos vindos do DRG (Diagnosis-Related Groups).

No âmbito de formação e conscientização para o mercado, a 2iM promoveu a organização do Fórum Permanente Valor em Saúde, grupo que reúne profissionais de saúde empenhados em discutir e propor soluções para a uma entrega de melhores desfechos que realmente importam aos pacientes a um custo adequado. O Fórum recém-criado já conta com mais de 200 participantes e será formalizado a partir do primeiro Congresso sobre Valor em Saúde que já está sendo organizado para acontecer no segundo semestre deste ano.

A próxima iniciativa da empresa é a ampliação e redimensionamento de seu quadro funcional, priorizando as áreas de P&DI e Mercado, alocando-os em uma nova sede, onde o bom fluxo e desempenho dos processos sejam também favorecidos por um layout mais apropriado, em que o clima organizacional possibilite suporte criativo à inovação.

Assine nossa Newsletter

Indique o blog da inovação

Preencha os campos abaixo e indique este Blog para um amigo

enviando...

Receba a nossa Newsletter

Newsletter

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm