José Arnaldo Deutscher concede entrevista para a SABER
O sócio da Antera, José Arnaldo Deutscher, concedeu entrevista para a edição de outubro da SABER, revista de pesquisa e desenvolvimento da Light. José Arnaldo é economista formado pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Gestão da Inovação pela Coppe/UFRJ, e peça chave nos fundos Criatec e Primatec, geridos pela Antera. Além disso, ministra aulas de Plano de Negócios e Gestão Estratégica da Inovação dos cursos de MBA da FGV e de Avaliação de Ativos Intangíveis do curso de MBA do CRIE/ COPPE / UFRJ.
Na entrevista, José Arnaldo fala sobre a importância de P&D em tempos de crise e como destruir mercados para se manter competitivo. Ele responde perguntas sobre como perceber que se está diante de uma empresa inovadora e como minimizar os riscos de um investimento.
Confira alguns trechos da entrevista:
Qual o perfil das empresas que buscam o Criatec?
“O Criatec foi o primeiro fundo dedicado ao capital semente. Os recursos administrados são do BNDES e do FINEP. Nosso portfólio é somente de startups inovadoras de base tecnológica, especialmente biotecnologia. Buscamos empresas com soluções radicais, com potencial para mudar o mercado.”
Como perceber que está diante de uma empresa inovadora?
“Temos um processo de investigação. As primeiras perguntas são “para quem se destina o seu produto?” e “já mostrou o seu produto para este público?”. Um dos principais motivos do fracasso na inovação é a ausência de pesquisa com o potencial usuário do produto. O autor Eric Ries, no seu best seller “The Lean Startup”, sugere que o inventor se certifique de que sua ideia é realmente útil com, no mínimo, 100 possíveis usuários. Se existe uma inovação é preciso que haja a necessidade, mesmo que ainda não percebida. Inovação é invenção colocada no mercado com claras vantagens competitivas.”
Para ler a entrevista na íntegra na Revista SABER, clique aqui.
Assuntos Relacionados: Inovação Investimento em Startups Fundos de Capital de Risco Empreendedorismo Tecnologia
Leia também: “A Pixar e o Empreendedorismo.”