Blog da Inovação
Assine nossa Newsletter
Selecione para filtrar

Tipos

Categorias

Pesquisa de impacto Antera e Catavento

Antera e Catavento lançam pesquisa completa sobre Investimentos de Impacto

07 Nov

Para acessar a Pesquisa Completa clique aqui!

Unidas pelo interesse comum em impulsionar negócios alinhados às necessidades da sociedade, Antera Gestão de Recursos e Catavento formaram parceria para pesquisar o setor de investimento de impacto socioambiental.

A pesquisa apontou alguns pontos chave a serem observados no sentido de promover o crescimento saudável do setor, a saber:

-Formação de empreendedores: a capacitação de empreendedores pode contribuir para expandir o número de negócios de impactos escaláveis e aumentar a efetividade dos impactos socioambientais gerados. É necessário que sejam formadas empresas preparadas para receber investimentos de venture capital/private equity.

-Inovação no modelo de negócio: o crescimento do setor depende do desenvolvimento de novas empresas com modelos de negócio, produtos ou serviços efetivamente inovadores. Para tornar o setor mais atraente a investidores é fundamental que os empreendedores de impacto busquem modelos de negócio que congreguem um público alvo claro, equação econômico-financeira viável e velocidade de crescimento. Nesse contexto, o uso de novas tecnologias torna-se importante para viabilizar empreendimentos do setor.

-Concentração regional e setorial: grande parte dos negócios de impacto e dos fundos de investimento encontra-se na região Sudeste, limitando a expansão geográfica. Adicionalmente, a maior fatia dos investimentos socioambientais encontra-se em três setores de atuação: educação, saúde e serviços financeiros. A expansão para outras regiões e segmentos com demanda latente da sociedade será um passo importante para o desenvolvimento dos investimentos de impacto.

-Engajamento de stakeholders: o investimento de impacto envolve uma agenda multistakeholder. A complexidade das transformações da sociedade exige ampliação do diálogo entre os diferentes atores, tais como governo, reguladores, instituições privadas, academia, parques tecnológicos, organizações multilaterais, bancos de investimento e agências de fomento. Essa aproximação deve favorecer a quebra de silos, a troca de experiências, o compartilhamento de responsabilidades e o alinhamento de interesses entre os stakeholders.

-Desenvolvimento de métricas: houve uma evolução na definição e padronização de indicadores e métodos para a avaliação de impactos operacionais do negócio. Todavia, as ferramentas analíticas disponíveis são insuficientes para a mensuração eficaz do impacto do produto/serviço ofertado e para a comunicação adequada entre empreendedores, gestores de fundos e cotistas.

-Contribuição para sociedade: as gestoras de recursos ocupam lugar privilegiado para contribuir na ampliação do alinhamento entre as demandas da sociedade e as iniciativas empresariais que se apresentam para atendê-las. O envolvimento de potenciais investidores e cotistas de fundos nas discussões do setor é essencial para acelerar seu desenvolvimento e garantir a eficiência do ecossistema de negócios de impacto.

O estudo contou com a contribuição de especialistas do setor, que generosamente compartilharam seus conhecimentos e experiência por meio de entrevistas individuais e enriqueceram de forma significativa o conteúdo da pesquisa.

Assine nossa Newsletter


Indique o blog da inovação

Preencha os campos abaixo e indique este Blog para um amigo

enviando...

Receba a nossa Newsletter

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm