Blog da Inovação
Assine nossa Newsletter
Selecione para filtrar

Tipos

Categorias

Guy Kawasaki arte do começo

Guy Kawasaki- “Premortem” para salvar Startups

15 Set

Médicos conduzem autópsias para descobrir a causa da morte das pessoas. Têm como intuito resolver um crime, impedir a morte de outros, ou simplesmente satisfazer a curiosidade. No entanto, quando alguém morre, já é tarde demais para ajudar.

Empreendedores e seus investidores também costumam analisar por que um produto, serviço ou empresa não deu certo, especialmente se a empresa pertence a outra pessoa. E como no caso de pessoas mortas, a autópsia é realizada quando já é tarde demais para reverter os problemas. Para agir quando ainda há tempo, tanto de prevenir quanto de remediar, surgiu o conceito de “premortems”, cunhado por Gary Klein, cientista-chefe da Klein Associates, e autor do livro “Fontes de Poder: Como as Pessoas Tomam Decisões”.

Sua ideia é unir a equipe de trabalho e fingir que o seu produto fracassou. É isso mesmo: falhou, sucumbiu, implodiu , ou ” foi Aloha Oe “, como se diz no Havaí. Você pede a equipe para bolar todas as razões possíveis para que o fracasso tenha acontecido. Em seguida, cada membro tem de indicar uma razão até que todas estejam devidamente listadas. O passo seguinte é quebrar a cabeça para descobrir maneiras de prevenir todos os problemas.

Você não pode pedir a equipe para comentar os problemas e desafios porque as reuniões são regidas por jogos mentais e regras de boa convivência, por exemplo: não constranger seus parceiros, não dar a entender que você tem pouco espírito de equipe criticando os outros e tentar não fazer inimigos. Nem todo mundo é completamente aberto e honesto nestes encontros.

Por outro lado, as pessoas não estão colocando a culpa uns sobre os outros em um “premortem” (ao menos em um realizado adequadamente). Todos estão compilando uma lista de fatores hipotéticos que podem vir a entrar em ação no futuro. E toda opinião deve ser bem-vinda, em especial aquelas que podem salvar a vida da empresa.

 

Texto traduzido e adapatado de: www.guykawasaki.com/

Assuntos relacionados: Venture Capital  Empreendedorismo  Inovação Capital de Risco

Assine nossa Newsletter


Indique o blog da inovação

Preencha os campos abaixo e indique este Blog para um amigo

enviando...

Receba a nossa Newsletter

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm