Equipe Antera Gestão de Fundos

Fundada em 2005, no Rio de Janeiro, possui uma equipe de gestão experiente e internacional que ajudou a criar a indústria brasileira de capital de risco há mais de dezoito anos.

Foto de Robert Binder - Sócio fundador e CEO da Antera

Robert E. Binder

Sócio Fundador - CEO

Formou-se bacharel em administração de empresas com especialização em economia nos Estados Unidos em 1965. Após longa carreira como executivo financeiro em grandes empresas – Sanbra, Investbanco, Chase Manhattan e Texaco – e em corretoras de valores – Marka e DC – tornou-se empreendedor e atuou como fundador da Agora Corretora, da Faculdade Suíça de Hotelaria de Joinville, e da Binder & Cia, empresa de market making nas Bolsas do Rio e São Paulo. Em 2000 iniciou sua dedicação integral ao Venture Capital tendo sido um dos fundadores e primeiro Diretor Executivo da Associação Brasileira de Capital de Risco, atual ABVCAP. Em 2005 fundou a Antera Gestão de Recursos SA onde permanece até o presente como Diretor Presidente.

Foi esportista na juventude e atuou em varias organizações que trabalham na promoção do bem estar social. Articulista, palestrante e professor dedica-se hoje a integração dos esforços da iniciativa privada com as iniciativas do governo e da academia no desenvolvimento do capital empreendedor no Brasil. Em 2015 patrocinou a criação de uma cátedra de capital empreendedor na COPPEAD, instituto de pós-graduação em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foto de José Arnaldo Deutscher - Sócio fundador e diretor da Antera

José Arnaldo Deutscher

Sócio Fundador - Diretor

Experiência como empreendedor, consultor, professor, gestor e executivo de importantes empresas. No Fundo Criatec, José Arnaldo faz parte da equipe chave de Gestão.

Somam-se às experiências do Criatec, outras importantes experiências com empresas de tecnologia, das quais destaca-se sua participação na fundação da Ingresso.com, da qual tornou-se acionista minoritário. José Arnaldo e Claudia Pavani elaboraram o Plano de Negócios e ajudaram a empresa a captar investidores anjos no início dos anos 2000. Ao final de 2005, a empresa foi adquirida pela Submarino.com. Outra experiência relevante com empresas de tecnologia de Jose Arnaldo e Claudia aconteceu junto a empresa Akwan, quando foram responsáveis pela elaboração do plano de negócios da empresa que acabou sendo vendida para o Google no Brasil. Na área corporativa, somam-se experiências como Diretor da Sul América Seguros, Grupo Peixoto de Castro, Metanor / Copenor (CFO), Grupo Ultra ( Superintendente Financeiro da Área Química) e Diretor Financeiro da OPP ( atual Brasken)

José Arnaldo é professor de Plano de Negócios e Gestão Estratégica da Inovação dos Cursos de MBA da FGV e professor de Avaliação de Ativos Intangíveis dos Curso de MBA do CRIE / COPPE / UFRJ. Ao longo da trajetória acadêmica, José Arnaldo acumulou os títulos de DSc – Engenharia da Produção, COPPE, UFRJ. (Tese: Avaliação de Ativos Intangíveis – março de 2008) MSc – Engenharia de Produção, COPPE, UFRJ. (Dissertação: Crescimento de empresas de base tecnológica – março 2001), Pós Graduação Finanças – Fundação Getúlio Vargas – FGV 1972 e Economista, UFRJ – 1966.

 

Foto de Helena Ventura - sócia responsável por Governança e Compliance na Antera

Helena Ventura

Sócia Compliance

Possui larga experiência nas áreas de auditoria, compliance e governança. Atualmente é responsável pelas atividades de compliance do Fundo Criatec, gerenciando o relacionamento com as empresas investidas e com a Administradora do Fundo. Além disto, mantém estreito relacionamento com os demais prestadores de serviços do Fundo para assuntos jurídicos, de auditoria, entre outros.

Foi auditora da Coopers & Lybrand – 1994 a 1999, Gerente de Planejamento da Medusa S.A 1999/2000, Consultora da Pavani & Deutscher Consultores Associados – 2000/2005, Gerente Financeira da ECOR de 2005 a 2007.

Possui pós graduação em Administração Financeira – FGV – 1993/1994, MBA Executivo em Marketing – IBMEC – 1999/2000 e Graduação em Administração de Empresas – USU / 1992.

Avatar

Claudia Pavani

Diretora de Novos Negócios

Foi consultora do Fundação Instituto de Administração (2013 – 2018) e do Instituto Becker (2018). Foi coordenadora do projeto que mapeou as incubadoras, aceleradoras e laboratórios abertos no Brasil. Coordenou o Programa IDEA – Inovação, Desenvolvimento, Empreendedorismo e Aplicações, que visa fomentar a criação de spin-offs universitários e formação de redes entre grandes empresas, em especial as redes do Parque Tecnológico, COPPE e empresas spin off. 

Na KIMAN TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (2006 – 2010) foi sócia e diretora administrativa e financeira. Foi sócia fundadora e consultora da Pavani e Deutscher Consultores Associados, empresa especializada no planejamento; captação de recursos para financiar o crescimento de empresas de base tecnológica; fusões de empresas; realização de parcerias entre empresas e universidades. Assessorou cerca de 100 empresas de tecnologia no Brasil, sendo que 30 destas captaram aproximadamente um total de US$$ 100 milhões. Foi superintendente da Riosoft – Sociedade de Apoio à Produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro, associação de 100 empresas de TI cariocas. Atuou também como coordenadora de recursos  financeiros do Softex – Sociedade Brasileira de Apoio a Produção e Exportação de Software.

Iniciou sua carreira como economista na Bolsa de Mercadorias e Futuros em 1986, onde permaneceu até 1994.

Claudia é economista e possui pós doc em Administração em gestão da inovação. Publicou diversos artigos e livros.
Avatar

Thiago Brandão

Gestor de Operações de Fundos de Investimentos

Formado em engenharia de produção pela UERJ e em economia pela UFF, Thiago possui mestrado pela COPPEAD, com extensão pelo China Europe Business School (CEIBS) em Xangai. Profissionalmente, Thiago atuou no mercado financeiro nas áreas comercial e mesa operações de casas como Ágora Corretora e Bradesco Banco de Investimentos (BBI). Teve passagem também pela área de consultoria em estratégia em projetos da K2 Achievements. Atualmente, atua como responsável pelas operações de fundos de investimento da Antera Gestora de Recursos.

Avatar

Paula Salomão

Gerente de Novos Negócios

Engajada nos ambientes inovadores e empreendedores, seja desenvolvendo projetos de empresas próprias, para inventores, pesquisadores e acadêmicos, seja junto com incubadoras e parques, instituições do governo e outras iniciativas de suporte ao empreendedorismo nacional e internacional. Apaixonada pela área, é especialista no desenvolvimento e crescimento de novos negócios inovadores de base tecnológica. Alinha experiência prática e expertise acadêmica em inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e planejamento de novos negócios e gestão estratégica. Tem como missão o desenvolvimento e operação de programas que impactem positivamente o ecossistema nacional e as empresas inovadoras brasileiras.

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE UFRJ, com foco em Gestão e Inovação. Mestre em Engenharia de Produção pela POLI USP, com foco em trabalho, tecnologia e organização, ênfase em política e gestão da tecnologia e da engenharia, empreendedorismo inovador e ambientes de inovação. Graduada em Engenharia de Produção pela UFJF.

É professora da disciplina de Empreendedorismo e Inovação para alunos dos cursos pós-graduação da FIAP (São Paulo), com foco na criação de Startups (Programa Startup One). Foi analista de articulações corporativas no Parque Tecnológico da UFRJ, responsável pela operação do programa de pré-aceleração (CrowdRio), desenvolvido em parceria com a Telefónica OpenFuture, pelo programa de pós-incubação e suporte às PMEs no Parque. Foi consultora e instrutora em Gestão da Inovação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da Cadeia de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo. Foi gestora operacional do Endeavor Innovation Program, da Endeavor Brasil, que objetivou desenvolver a inovação em empresas de alto impacto e alto potencial de crescimento. Participou como instrutor adjunto do programa Lean LaunchPad, realizado no Rio de Janeiro, pela University of California Berkeley e Instituto de Educação para Empreendedores (IEPE). É pesquisadora associada do Núcleo de Políticas e Gestão Tecnológica (NPGT) da USP.

Yanne Valle Menezes

Analista

Advogada graduada pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro (Uerj) com pós-graduação pela Emerj, também possui formação em coaching e atualmente cursa o MBA de gerenciamento de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Jean Aboumrad

Analista de Negócios

Foto de Alex Santos - assessor adminstrativo da Antera

Alex Santos

Assessor administrativo



Indique o blog da inovação

Preencha os campos abaixo e indique este Blog para um amigo

enviando...

Receba a nossa Newsletter