Equipe Antera Gestão de Fundos

Fundada em 2005, no Rio de Janeiro, possui uma equipe de gestão experiente e internacional que ajudou a criar a indústria brasileira de capital de risco há mais de dezoito anos.

Foto de Robert Binder - Sócio fundador e CEO da Antera

Robert E. Binder

Sócio Fundador - CEO

Formou-se bacharel em administração de empresas com especialização em economia nos Estados Unidos em 1965. Após longa carreira como executivo financeiro em grandes empresas – Sanbra, Investbanco, Chase Manhattan e Texaco – e em corretoras de valores – Marka e DC – tornou-se empreendedor e atuou como fundador da Agora Corretora, da Faculdade Suíça de Hotelaria de Joinville, e da Binder & Cia, empresa de market making nas Bolsas do Rio e São Paulo. Em 2000 iniciou sua dedicação integral ao Venture Capital tendo sido um dos fundadores e primeiro Diretor Executivo da Associação Brasileira de Capital de Risco, atual ABVCAP. Em 2005 fundou a Antera Gestão de Recursos SA onde permanece até o presente como Diretor Presidente.

Foi esportista na juventude e atuou em varias organizações que trabalham na promoção do bem estar social. Articulista, palestrante e professor dedica-se hoje a integração dos esforços da iniciativa privada com as iniciativas do governo e da academia no desenvolvimento do capital empreendedor no Brasil. Em 2015 patrocinou a criação de uma cátedra de capital empreendedor na COPPEAD, instituto de pós-graduação em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foto de José Arnaldo Deutscher - Sócio fundador e diretor da Antera

José Arnaldo Deutscher

Sócio Fundador - Diretor

Experiência como empreendedor, consultor, professor, gestor e executivo de importantes empresas. No Fundo Criatec, José Arnaldo faz parte da equipe chave de Gestão.

Somam-se às experiências do Criatec, outras importantes experiências com empresas de tecnologia, das quais destaca-se sua participação na fundação da Ingresso.com, da qual tornou-se acionista minoritário. José Arnaldo e Claudia Pavani elaboraram o Plano de Negócios e ajudaram a empresa a captar investidores anjos no início dos anos 2000. Ao final de 2005, a empresa foi adquirida pela Submarino.com. Outra experiência relevante com empresas de tecnologia de Jose Arnaldo e Claudia aconteceu junto a empresa Akwan, quando foram responsáveis pela elaboração do plano de negócios da empresa que acabou sendo vendida para o Google no Brasil. Na área corporativa, somam-se experiências como Diretor da Sul América Seguros, Grupo Peixoto de Castro, Metanor / Copenor (CFO), Grupo Ultra ( Superintendente Financeiro da Área Química) e Diretor Financeiro da OPP ( atual Brasken)

José Arnaldo é professor de Plano de Negócios e Gestão Estratégica da Inovação dos Cursos de MBA da FGV e professor de Avaliação de Ativos Intangíveis dos Curso de MBA do CRIE / COPPE / UFRJ. Ao longo da trajetória acadêmica, José Arnaldo acumulou os títulos de DSc – Engenharia da Produção, COPPE, UFRJ. (Tese: Avaliação de Ativos Intangíveis – março de 2008) MSc – Engenharia de Produção, COPPE, UFRJ. (Dissertação: Crescimento de empresas de base tecnológica – março 2001), Pós Graduação Finanças – Fundação Getúlio Vargas – FGV 1972 e Economista, UFRJ – 1966.

 

Foto de Helena Ventura - sócia responsável por Governança e Compliance na Antera

Helena Ventura

Sócia Compliance

Possui larga experiência nas áreas de auditoria, compliance e governança. Atualmente é responsável pelas atividades de compliance do Fundo Criatec, gerenciando o relacionamento com as empresas investidas e com a Administradora do Fundo. Além disto, mantém estreito relacionamento com os demais prestadores de serviços do Fundo para assuntos jurídicos, de auditoria, entre outros.

Foi auditora da Coopers & Lybrand – 1994 a 1999, Gerente de Planejamento da Medusa S.A 1999/2000, Consultora da Pavani & Deutscher Consultores Associados – 2000/2005, Gerente Financeira da ECOR de 2005 a 2007.

Possui pós graduação em Administração Financeira – FGV – 1993/1994, MBA Executivo em Marketing – IBMEC – 1999/2000 e Graduação em Administração de Empresas – USU / 1992.

Claudia Pavani

Diretora de Novos Negócios

Foi consultora do Fundação Instituto de Administração (2013 – 2018) e do Instituto Becker (2018). Foi coordenadora do projeto que mapeou as incubadoras, aceleradoras e laboratórios abertos no Brasil. Coordenou o Programa IDEA – Inovação, Desenvolvimento, Empreendedorismo e Aplicações, que visa fomentar a criação de spin-offs universitários e formação de redes entre grandes empresas, em especial as redes do Parque Tecnológico, COPPE e empresas spin off. 

Na KIMAN TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (2006 – 2010) foi sócia e diretora administrativa e financeira. Foi sócia fundadora e consultora da Pavani e Deutscher Consultores Associados, empresa especializada no planejamento; captação de recursos para financiar o crescimento de empresas de base tecnológica; fusões de empresas; realização de parcerias entre empresas e universidades. Assessorou cerca de 100 empresas de tecnologia no Brasil, sendo que 30 destas captaram aproximadamente um total de US$$ 100 milhões. Foi superintendente da Riosoft – Sociedade de Apoio à Produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro, associação de 100 empresas de TI cariocas. Atuou também como coordenadora de recursos  financeiros do Softex – Sociedade Brasileira de Apoio a Produção e Exportação de Software.

Iniciou sua carreira como economista na Bolsa de Mercadorias e Futuros em 1986, onde permaneceu até 1994.

Claudia é economista e possui pós doc em Administração em gestão da inovação. Publicou diversos artigos e livros.

Yanne Valle Menezes

Analista

Advogada graduada pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro (Uerj) com pós-graduação pela Emerj, também possui formação em coaching e atualmente cursa o MBA de gerenciamento de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Jean Aboumrad

Analista de Negócios

Foto de Alex Santos - assessor adminstrativo da Antera

Alex Santos

Assessor administrativo



Indique o blog da inovação

Preencha os campos abaixo e indique este Blog para um amigo

enviando...

Receba a nossa Newsletter