Batalha Oracle x Google pode marcar o fim da programação como conhecemos
Por mais de 30 anos, programadores usaram APIs abertas para praticamente todo sistema que é possível imaginar. Isso pode mudar
Tenho refletido bastante no que a Oracle tem feito para tentar monetizar a compra da Sun, especialmente no processo que cobra do Google a utilização de interfaces Java para construção do Android. Em 2015, a Suprema Corte dos Estados Unidos acatou uma decisão de julgar se as 37 APIs usadas na construção do sistema operacional móvel eram sujeitas a direitos autorais.
Era algo que, na minha visão torpe, estava resolvido. Ledo engano. No primeiro round da batalha, há quatro anos,o juiz Willian Alsup considerou que uma interface de aplicação nada mais é que a execução de comandos de hierarquia pré-atribuídos. E, por essa razão, não estava sujeita a copyright.
Por questões jurídicas, o tema retornou ao tribunal em um processo de apelação com a Oracle clamando um total de US$ 9,3 bilhões, alegando que o Google, de fato, quebrou regras ao usar as interfaces Java para construir o Android. A Oracle pode ganhar? Espero que não.
Para ler na íntegra clique aqui!
Fonte: Computerworld.com.br
Leia também: Internet das Coisas e pesquisa de mercado