Antera cria Cátedra de Capital Empreendedor em conjunto com o Coppead
A Alumni COPPEAD assinou, no mês de outubro de 2015, sua primeira Cátedra de pesquisa com a empresa Antera Gestão de Recursos. A Cátedra de Capital Empreendedor fará pesquisas em Venture Capital no contexto nacional e também focará no desenvolvimento e estruturação do ecossistema de empreendedorismo do país a partir da pesquisa e ensino de temas atrelados ao setor.
Robert Edwin Binder, presidente da Antera, falou da importância do projeto: “O empreendedorismo, a inovação e o capital empreendedor são iniciativas estratégicas para o Brasil, porque podem produzir resultados econômicos exponenciais para toda a população. A Antera tem orgulho de ter idealizado e implantado a primeira Cátedra de Capital Empreendedor brasileira em conjunto com o COPPEAD. A concepção do projeto iniciou-se em 2013 e, após 2 anos de trabalho, nossa empresa realizou a primeira doação para a Alumni COPPEAD, de forma a se tornar o patrocinador fundador do projeto e viabilizar o início da cátedra.”
Além de Binder, estavam presentes no ato da assinatura o presidente da Alumni COPPEAD e coordenador da Cátedra pelo COPPEAD/UFRJ, Prof. Carlos Heitor Campani, a Vice-Presidente da Alumni COPPEAD e Assessora Institucional do COPPEAD, Ivania Morgado e o sócio diretor da Antera e associado da Alumni COPPEAD, André Massa.
Carlos Heitor falou do foco da Alumni COPPEAD e declarou que o projeto é motivo de orgulho e motivação: “A estratégia da Alumni COPPEAD é de proporcionar a empresas do setor privado o investimento eficiente em pesquisa de altíssima qualidade, conduzida pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ. Isto é motivo tanto de orgulho para a Alumni COPPEAD quanto de motivação para conseguirmos novos parceiros e novas cátedras. E igualmente mostramos ao empresariado brasileiro um caminho de investimento que só tem a beneficiar o nosso Brasil”.
A Cátedra de Capital Empreendedor procurará ampliar sua extensão ao envolver outros parceiros na condução das pesquisas sobre venture capital e empreendedorismo. “Convidamos outros atores desse ecossistema, como Gestoras, Administradoras, Investidores, Reguladores e Instituições de Fomento a se tornarem patrocinadores e apoiarem este importante projeto para o desenvolvimento do setor e do país”, finaliza Binder.
Leia também: Jose Arnaldo modera debate sobre gestão da inovação na FGV